|

Aqui não é bem assim…!

“Wau! Vejo pelas suas abordagens que tem conhecimentos avançados sobre marketing e essa é a praia em que eu quero aprender a nadar, mas deixa-me dizer-te algo…”

AQUI NÃO É BEM ASSIM…!

Sentia humildade e sabedoria nas atitudes do meu antigo líder, Nuno Martins, quando nos chamava para reunir a fim de tentar entender qual conceito para uma campanha faria mais sentido para o povo angolano (de Luanda, principalmente). Apesar da vasta experiência que ele tinha em marketing, ele sabia que Angola não é Portugal, nem Brasil e que o comportamento do consumidor, bem como os vectores socio-emocionais que influenciam as sua decisões de compra, variam de povo para povo.

Estamos a ficar cada vez mais homogéneos mundialmente, mas esta homogeneidade ainda está longe de chegar as nossas raízes heterogéneas e é pelas raízes que mais se alimentam as plantas.

Vejo inúmeras empresas a comunicarem para os “mangopes” como se estivessem a falar para os “tugas” ou “brazucas”. deixem-me dizer-vos algo, nem tudo que o público curte, ele está disposto a comprar.

AS COISAS NÃO SÃO BEM ASSIM…!

O Marketer tem a responsabilidade de compreender com profundidade o público a que se dirige e nunca pensar que ele detém a palavra final, mas entender que cada sociedade tem a sua própria voz.

Marketing é uma “Ciência” que namora com a “Arte” e por isso existe uma parte de abordagem cientifica capaz de ser aprendida com estudos cá, ou em outras “bandas”, mas existe uma parte que você só adquire com a experiência de “fazer, fazer e fazer de novo” e uma boa parte deste “fazer” consiste em ouvir e entender os consumidores.

Portando tire os Headphones e comece a ouvir.

Similar Posts